Saturday, August 27, 2011

SUITED PUNK

Quantas vezes temos a oportunidade de ver o punk ser expresso por alguém que veste um fato tipo smoking preto brilhante? Muito poucas vezes. Salvo a rara excepção do Sr. Nick Cave que deu entrada no passado dia 8 de Julho nos palcos do festival Optimus Alive para a actuação do seu projecto alternativo Grinderman. Esta banda tem claramente uma toada mais punk, grunge e alternativa de outros empenhos de Nick Cave. E que bem que fica a sua sonoridade. Digamos que num estilo alternative do século XXI os grinderman seguem quase à risca as palavras do compositor Sid Vicious, “Just pick a chord, go twang and you have got music”. Os acordes são básicos sem uma composição regrada mas a sonoridade é bastante intensa e expressiva. Num tom quase de spoken word, Nick Cave faz os vocals deste conjunto alucinante.
A personalidade desta banda em palco é um ícone à expressão punk visto que todos os membros gozam de uma completa anarquia de comportamento variados sendo que as personalidade de Nick Cave e Warren Ellis as que mais se destacam. São frequentes as descargas repentinas de adrenalina bem como as expressões quase loucas e gesticulação sublime de alguém que vive de forma muito intensa a sua música. Foram varias as investidas do frontman para junto do publico sempre para devaneios musicais com os seus olhos azuis a emanar uma tremenda confiança e segurança que transmite ao publico uma vibração muito boa.
Sempre com um penteado impecavelmente arranjado Nick Cave dá uma expressão enorme com a sua voz á musicalidade do grupo. A excentricidade da música combina bem com os diversos instrumentos utilizados por Warren Ellis, o ritmo de Jim Sclavunos, a profundidade do baixo de Martyn Casey e tudo isto temperado com os solos magistralmente PUNK do Senhor Nick “Phenomenal” Cave.
Definitivamente um concerto bastante mexido, com imensa expressão emocional, excentricidade e uma boa dose de música e atitude Post-punk. Em suma, um concerto excepcionalmente fantástico.

No comments:

Post a Comment